BIBLIOTECAS EM REDE

Os Museus Nacional de Belas Artes, Histórico Nacional e Castro Maya são considerados Patrimônios Públicos Culturais com capital cultural reconhecido em território nacional e internacional. O Portal Arte sem fronteiras: bibliotecas em rede reúne os acervos das bibliotecas destes museus que possuem coleções documentais, bibliográficas e iconográficas valiosas.

Veja mais informações sobre os acervos contemplados neste portal.

Museu Nacional De Belas Artes

Biblioteca / Mediateca Araújo Porto Alegre (IBRAM)

https://mnba.gov.br/portal/biblioteca.html

Considerada uma das mais completas do país no seu segmento, a Biblioteca / Mediateca Araúo Porto Alegre possui um valioso acervo especializado em Artes Plásticas e visuais do século XIX e XX. Sua vasta coleção abrange também a área de museologia, arquitetura e História da Arte. Com mais de 20 mil itens em seu acervo bibliográfico, reúne obras raras e uma grande coleção de livros, obras de referências (dicionários, enciclopédias, bibliografias, guias), periódicos, catálogos de exposições nacionais e estrangeiros, possui também um arquivo biográfico de recortes de jornais e revistas (dossiê dos artistas) e clippings dos eventos do MNBA que remontam ao século passado. O acervo de coleções especiais abarca obras de importantes personalidades no contexto artístico e cultural do país. As obras foram doadas por bibliotecas particulares, tais como: Coleção Quirino Campofiorito, Coleção Paulo Herkenhoff, Coleção Walmir Ayala e mais recentemente a Coleção Pedro Xexéo. Na Biblioteca / Mediateca Araújo Porto Alegre o visitante ou pesquisador também vai encontrar acervo de multimída, composto de CDs, CD-ROMs e DVDs abordando temas que vão da História da Arte até as diversas manifestações culturais.

Fonte: site do MNBA

Museu Histórico Nacional

Biblioteca do Museu Histórico Nacional (IBRAM)

https://mhn.museus.gov.br/index.php/acervo

A Biblioteca do Museu Histórico Nacional oferece ao público um vasto acervo, compreendendo obras do século XVI ao XXI. São livros, folhetos, periódicos e materiais especiais, que abrangem temas como Arte Decorativa, Numismática, Filatelia, Indumentária, História do Brasil, História do Rio de Janeiro, História de Portugal, Heráldica, Genealogia, Sigilografia, Gastronomia e Museologia.

É possível acessar pela web todas as publicações editadas pelo Museu Histórico Nacional, como catálogos das exposições e os Anais do MHN desde o seu primeiro número.

Fonte: site do MHN

Museus Castro Maya

Biblioteca do Museus Castro Maya

http://museuscastromaya.com.br/biblioteca-castro-maya

Fundada pelo empresário, bibliófilo e colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), a Instituição, localizada no Rio de Janeiro, é constituída por duas unidades: o Museu do Açude e o Museu da Chácara do Céu que reúnem em seus acervos, pinturas, gravuras, esculturas, mobiliário luso-brasileiro, arte popular, arte oriental, instalações e livros, entre outros objetos de arte relevantes para a história, a memória, a pesquisa e a fruição da arte. Destacam-se nos museus obras de artistas como Jean Baptiste Debret e Candido Portinari. A Biblioteca Castro Maya (BCM), composta pela Coleção de Obras Raras e Especiais e pela Coleção de Acervo Geral, reúne livros do bibliófilo e de outros membros da família, acrescidos de obras contemporâneas. Na BCM, destacam a Coleção Brasiliana, que tem entre seus autores, além do já mencionado J.B. Debret, J. M. Rugendas, Spix e Martius e Maria Graham; os 23 livros da Coleção Cem Bibliófilos do Brasil, publicados pela Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil (SCBB), fundada em 1943, por Castro Maya e o acervo bibliográfico contemporâneo sobre artes em geral, arquitetura e a história da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Biblioteca do MCM