Amazon cover image
Image from Amazon.com
Image from OpenLibrary

Resmungos

By: Material type: BookBookPublication details: São Paulo : Imprensa Oficial do Estado, 2000Description: 208 p p. :ilISBN:
  • 857060422X
Subject(s): DDC classification:
  • 709.81
Cutter: G973re Online resources: Production credits:
  • Il. de Antonio Henrique Abreu Amaral
Abstract: 'Resmungos' apresenta crônicas escritas pelo poeta e escritor Ferreira Gullar, publicadas em 2005, no jornal Folha de S.Paulo, e ilustrações de Antonio Henrique Amaral. O livro foi organizado em 4 blocos, nos quais a reedição das crônicas ganhou nova leitura por estarem situadas em configurações pensadas pelo próprio autor e editor; Idéias, Evocações, Temas Sociais e Política. Fora da ordem cronológica original e enfeixadas nesses núcleos, com ritmos propostos pelas ilustrações, as quais também são originais, pois não se limitam à área restrita e regular que o jornal lhes destinava, elas invadem as páginas do livro e detalhes são aproximados ao foco do leitor. Foram inúmeros os estudos dos quais o ilustrador se serviu até chegar à solução definitiva, e são várias as técnicas utilizadas - aquarelas, xilografias, óleo, acrílica, colagens e intervenções computarizadas. O poeta Ferreira Gullar comenta na página de introdução suas crônicas menos datadas, embora muitas delas retratem a visão do artista para o cenário político de 2005.
Tags from this library: No tags from this library for this title.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current library Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Livro Museu Nacional de Belas Artes 1 Available 22923

Área do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes

Il. de Antonio Henrique Abreu Amaral

'Resmungos' apresenta crônicas escritas pelo poeta e escritor Ferreira Gullar, publicadas em 2005, no jornal Folha de S.Paulo, e ilustrações de Antonio Henrique Amaral. O livro foi organizado em 4 blocos, nos quais a reedição das crônicas ganhou nova leitura por estarem situadas em configurações pensadas pelo próprio autor e editor; Idéias, Evocações, Temas Sociais e Política. Fora da ordem cronológica original e enfeixadas nesses núcleos, com ritmos propostos pelas ilustrações, as quais também são originais, pois não se limitam à área restrita e regular que o jornal lhes destinava, elas invadem as páginas do livro e detalhes são aproximados ao foco do leitor. Foram inúmeros os estudos dos quais o ilustrador se serviu até chegar à solução definitiva, e são várias as técnicas utilizadas - aquarelas, xilografias, óleo, acrílica, colagens e intervenções computarizadas. O poeta Ferreira Gullar comenta na página de introdução suas crônicas menos datadas, embora muitas delas retratem a visão do artista para o cenário político de 2005.

There are no comments on this title.

to post a comment.